quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bairro Grandela e Beau Séjour - 24 Abril 2012

(Ou talvez devesse ter escrito Bairro Grandella, dado que Francisco de Almeida Grandela, ainda que nascido em Aveiras de Cima, tinha ascendência italiana).

O bairro, construído na primeira década do século XX, destinava-se a alojar os operários e empregados dos Armazéns e Fábricas Grandela e da Sociedade Algodoeira de Fomento.
A tia Lélé - aliás, a minha tia Liberdade Celeste, ou não tivesse ela nascido em 1910! - dizia que a família tinha aqui vivido, na sua infância. Não me consta que o "velho das barbas" tenha sido operário ou empregado do Grandela... Se calhar seria amigo do industrial, revendo-se nos seus ideais humanistas.

Actualmente a vista que sobressai do bairro é a dos dois edifícios neoclássicos virados para a Estrada de Benfica, que inicialmente se destinavam à escola e creche do bairro.
Com a implantação da República, Grandela - maçon, membro do Partido Republicano e amigo de Afonso Costa - doou-os ao Estado.
Neste momento funciona num deles a Biblioteca-Museu República e Resistência


No frontão pode ler-se a divisa de Grandela, "Sempre por bom caminho e segue"



Aspectos das ruas do bairro



Ideais humanistas e igualitários, mas não exageremos!... - havia uma zona do bairro para os empregados e outra para os encarregados




Lamentavelmente, alguns edifícios começam a degradar-se

O grupo e o guia, em compenetrada observação do olho maçónico. Que, aliás, é apócrifo - foi ali colocado aquando das obras de requalificação, no início dos anos 90





Bem, e já que ali estávamos, demos mais uns passinhos e fomos espreitar o Palácio do Beau Séjour, desta vez on our own


O exterior data de meados do século XIX, altura em que a viscondessa (segundo outros, baronesa...?) mandou construir o palácio na quinta das Loureiras. (Também esta mudou de nome, vindo a chamar-se quinta das Campainhas)


No fim do século XIX, os herdeiros da viscondessa-baronesa-whatever promoveram alterações no interior, com significativa intervenção dos irmãos Bordalo Pinheiro:






Actualmente está instalado no Palácio o Gabinete de Estudos Olisiponenses, da Câmara Municipal de Lisboa

Mais informação:

1 comentário:

JoaoN disse...

Espectacular, a estátua da mulher com a bigorna e a roda dentada!
Obrigado pela visita guiada.